terça-feira, 2 de março de 2010

Como estabelecer limites para os filhos?

Como pais, passamos a vida nos perguntado uam série de coisas sobre educação, limites, conselhos. Alguns chegam a ler montanhas de livros , pedem conelhso a profissionais - pediatras, educadores - de como criar crianças felizes e saudáveis. Mas, a inógnita sempre fica.

Temos uma responsabilidade perante a sociedade em forma carater de nossos filhos saber como usar os limites é muitop importantes.

Assuma a responsabilidade de dar limites

Crianças esperam por limites, que podem ajudá-los a compreender e até gerenciar o mundo no qual vivemos. Mostre o seu amor atráves da fixação de limeites para que seus filhos possam explorar e descobrir as alternativase planos com segurança.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele" Provérbios 22.6


Não corte as asas do seu Filho
 
sua missão na vida de uma criança é ajudá-la a ganhar independ~encia. Então, quando ela for capaz de colocar seus brinquedos mais longe, tirar seu prato da mesa, e se vestir sozinha, deixe-a fazer. Dar à crianças certa responsabilidade é bom para a auto-estima (e para sua sanidade mental).  Isso quer dizer que a mamãe ou papai não precisa ter medo de ver seu filho ser idependênte.
 
 
Não tente corrigir tudo
 
Dê a ela uma oportunidade para encontrar suas próprias soluções. Não se apresse em salvá-la de certas frustrações menores que seja. Quando você amorosamente não tenta evitar essas pequenas frustrações, você está, na verdade, ensinando a auto suficiência a resiliência.
 
Obeservação 
 
Você sabe o que significa Resiliência?
 
Resiliência é a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação critica. Segundo dicionário Aurélio, é a propriedade de pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal de formação elástica”.


“ É A ARTE DE TRANSFORMAR TODA ENERGIA DE UM PROBLEMA EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA ”


Lembre-se que disciplina não é castigo

Estabelecer e executar limites é realmente ensinar as crianças sobre como se comportar no mundo, ajundando-as a se tornarem competentes, anteciosas, e permanecer no controle.  Em  nenhum momento permita que a punição ou castigo seja sua forma de ensinar, estabeleça uma relação de confiança e amor, carinhos e respeito com seus filhos.


Escolha suas batalhas 

As crianças não podem absover muitas regras, se não se desligou de outrs. Esqueça as briguinhas e discussões sobre as roupas escolhidas para usar na escola ou o uso excêntrico de uma língua (uma gíria, por exemplo). Foque suas discussões ou argumentações nas coisas realmente importante- não bater, não ser mal educado ou mentir. Assuntos que leva a criança a pensar e ver que tem nos pais um amigo no qual vai entender quando for necessário usar a palavra Não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário