quinta-feira, 4 de março de 2010

Um pai exemplar

Noé Obediente


Noé, um homem que viveu em meio a uma geração pervertida e cheia de maldades, mas que se destacou aos olhos de Deus por ser íntegro, justo e reto.

Noé foi um homem especial, um exemplo de filho para Deus e uma bênção como pai, porque ele conseguiu incutir na mente e no coração dos seus filhos o temor e o amor a Deus. Sabemos que os dias atuais são diferentes e as nossas crianças têm sido constantemente bombardeadas com maldades. Cabe a nós a responsabilidade de levar a palavra de Deus ao coração delas de tal maneira que o resultado seja como o de Noé: a salvação de toda a sua família.

Lembre-se que você, que é cooperador ou cooperadora do ministério infantil, é responsável por uma tarefa muito importante: a de conduzir os pequeninos ao reino de Deus.

Esperamos que o nosso amor e carinho produza resultados extraordinário na vida das crianças e faça com que o Senhor Jesus seja glorificado. Não se esqueça! É um prazer poder ensina aos pequeninos sobre a fé tudo isso feito com prazer e muito amor ao Senhor e poder vê-los abençoados.

"... o que ensina esmere-se no Fazê-lo."
Romanos 12.7



Homem e a Corrupção

Deus criou o homem com tanta alegria e satisfação que fez questão de fazê-lo com as próprias mãos. Tudo no mundo Ele criou através da palavra, mas ao homem e à mulher Ele moldou com as mãos. Isso mostra o grande prazer que Deus teve ao nos criar.

Os homens foram vendo a beleza e a formosura das mulheres, casou-se com elas e tiveram muitos filhos. Deus observou que a humanidade andava mais preocupada com as diversões e prazeres da carne do que com as coisas de Deus. E isso estava afastando cada vez mais o homem da presença Dele.

O pecado começou a dominar o coração dos homens e eles se tronaram perversos maus e cheios de violência. Eles falavam mal, roubavam, batiam uns nos outros e até matavam os seus semelhantes. Ah! Que grande tristeza foi para Deus ver tudo aquilo! O ser que Ele havia criado com tanto amor estava totalmente distante Dele. E o pior de tudo, Crianças, é que a maldade do coração do homem foi crescendo, crescendo a tal ponto que dominou toda a terra. Deus nos criou para amá-Lo e adorá-Lo, mas os homens e mulheres daquela época só pensavam em fazer maldades e cometer pecados. Eles não paravam nem um minuto sequer para pensar em Deus. Toda esta atitude má dos homens levou Deus a se arrepender de tê-los criado. Então o Senhor falou: “Vou fazer desaparecer da face da terra essa gente que criei, também todos os animais, os seres que se arrastam pelo chão e as aves do Céu , pois estou muito triste porque os criei.” (Gênesis 6.7). Que coisa mais triste! Deus estava totalmente arrependido de ter criado o homem. E agora? O que irá acontecer? Será que Deus fará desaparecer tudo da face da terra?

De repente, os olhos de Deus começaram a passar sobre a terra e Ele encontrou um homem, um único homem fiel e justo, no meio de uma geração perversa. Seu nome era Noé. Ah! Que satisfação foi para Deus encontrar alguém como Noé, fiel, honesto que não se envolvia com coisas erradas e procurava ser um filho obediente.

                          Noé


Filhos de Noé


















Os desenhos coloridos foi retirados do blog  (http://www.riscosedesenhos.com.br/) Ricos e Desenho




terça-feira, 2 de março de 2010

Alegria em servi ao Senhor


Como estabelecer limites para os filhos?

Como pais, passamos a vida nos perguntado uam série de coisas sobre educação, limites, conselhos. Alguns chegam a ler montanhas de livros , pedem conelhso a profissionais - pediatras, educadores - de como criar crianças felizes e saudáveis. Mas, a inógnita sempre fica.

Temos uma responsabilidade perante a sociedade em forma carater de nossos filhos saber como usar os limites é muitop importantes.

Assuma a responsabilidade de dar limites

Crianças esperam por limites, que podem ajudá-los a compreender e até gerenciar o mundo no qual vivemos. Mostre o seu amor atráves da fixação de limeites para que seus filhos possam explorar e descobrir as alternativase planos com segurança.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele" Provérbios 22.6


Não corte as asas do seu Filho
 
sua missão na vida de uma criança é ajudá-la a ganhar independ~encia. Então, quando ela for capaz de colocar seus brinquedos mais longe, tirar seu prato da mesa, e se vestir sozinha, deixe-a fazer. Dar à crianças certa responsabilidade é bom para a auto-estima (e para sua sanidade mental).  Isso quer dizer que a mamãe ou papai não precisa ter medo de ver seu filho ser idependênte.
 
 
Não tente corrigir tudo
 
Dê a ela uma oportunidade para encontrar suas próprias soluções. Não se apresse em salvá-la de certas frustrações menores que seja. Quando você amorosamente não tenta evitar essas pequenas frustrações, você está, na verdade, ensinando a auto suficiência a resiliência.
 
Obeservação 
 
Você sabe o que significa Resiliência?
 
Resiliência é a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação critica. Segundo dicionário Aurélio, é a propriedade de pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal de formação elástica”.


“ É A ARTE DE TRANSFORMAR TODA ENERGIA DE UM PROBLEMA EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA ”


Lembre-se que disciplina não é castigo

Estabelecer e executar limites é realmente ensinar as crianças sobre como se comportar no mundo, ajundando-as a se tornarem competentes, anteciosas, e permanecer no controle.  Em  nenhum momento permita que a punição ou castigo seja sua forma de ensinar, estabeleça uma relação de confiança e amor, carinhos e respeito com seus filhos.


Escolha suas batalhas 

As crianças não podem absover muitas regras, se não se desligou de outrs. Esqueça as briguinhas e discussões sobre as roupas escolhidas para usar na escola ou o uso excêntrico de uma língua (uma gíria, por exemplo). Foque suas discussões ou argumentações nas coisas realmente importante- não bater, não ser mal educado ou mentir. Assuntos que leva a criança a pensar e ver que tem nos pais um amigo no qual vai entender quando for necessário usar a palavra Não.