quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DEMOSTRANDO FIDELIDADE

Introdução

Alguém aqui já empestou um brinquedo a algum aiguinho e ele  prometeu que ia devolver e não develveu mais? isso é uma coisa feia, que não devemos fazr nunca. todas as vezes que prometemos alguma coisa a alguém, devemos ser fiéis em cumprira nossa palavra. Se prometer para Deus que nunca mais irá mentir, nunca mais minta, seja fiel no que prometeu. Vocês sabiam qua a fedelidade também é um fruto do Espírito Santo? Nesta  história que vamos compartilha vamos ver um homen que foi muito fiel a Deus e aos seus amigos. 

Fidelidade

Jônatas, filho do rei Saul era muito amigo de Davi. Os dois combinaram cuidar um da família do outro caso lhes acontecesse alguma coisa. Saul e Jônatas morreram em uma guerra e Davi ficou muito triste por ter perdido seu grande amigo. Davi ficou reinando no lugar de Saul, e quando soube que Jônatas tinha um filho chamado Mefibosete, um jovem com problemas nos dois pés, ele não perdeu tempo em cumprir o que havi  prometido.

Vocês se lembram do que Davi prometeu, criancas?  Ele prometeu cuidar da Família do seu amigo. E foi exatamente o qu ele fez. Davi era fiel a Deus e muito obediente à Sua Palavra. Quando Davi mandou chamar Mefibosete ele Ficou com muito medo, pensando que irria ser maltratado.

Ao invés de maltratar mefibosete, Davi devolveu a ele todas as terras que pertenciam ao seu avô Saul, deu-lhe um servo chamado ziba para cuidar de tudo para ele, ainda permiitiu que mefibosete morasse em jerusalém, bem pertinho dele, e comesse no palácio com ele todos os dias, como se fosse um dos seu filhos. Que maravilha! O tempo passaou, mas DAvi não se esqueceu do que tinha prometido ao seu amigo e foi fie cuidadndo de Mefibosete direitinho.


 Versículo tema:
"Escolhi o caminho da Fidelidade e decidi-me pelos teus juízos." ( Salmos 119.30).


Vamos Refletir Juntos:

Ensinar as crianças a serem fiéis a Deus , primeiramente, e às pessoas que as amam, assim os frutos do Espírito Santo sempre vai estar com ela.


terça-feira, 25 de agosto de 2009

Uma Mulher Benigna e Bondosa

D. Flor era uma senhora amável e bondosa que dedicava as suas tardes a distribuir lanchinhos, feitos por ela mesma, para as crianças pobres de seu bairro. Ela sentava no banco da da pracinha, quando as crianças saboreavam os doces e salgados , ela lhes contavam lindas histórias da bíblia. Sua gentileza e bondade eram conhecidas por todos.

A pequena Nina, sempre que voltava da escola com a mamãe,via D. flor sentada no banco da praça rodeada de crianças pobres e famintas. em uma tarde, Nina estava na janela de sua casa e, ao ver D. flor voltando da praça com seu cestinho amarelo e o rosto cheio de alegria,lhe perguntou:-D . flor, por que a senhora,todas as tardes ,distribui lanches para as crianças de rua? elas são tão sujas e mal-educadas!

D. Flor explicou para Nina para a Bíblia nos ensina que devemos que devemos ser bondosas e amáveis com todas as pessoas, independente de cor, raça ou condição financeira. Mesmo que elas sejam indelicadas conosco. A bondade é uma característica do Espírito Santo.

A história da D.flor nos faz lembrar de Dorcas, uma discípula de jesus que se dedicou a fazer túnicas e vestidos para as pessoas pobre e e para viúvas. Dorcas sentia muita alegria em ajudar os nessecitados. O Espírito Santo.



Introdução


Quem aqui já ajudou alguém em alguma coisa? ( Dê um tempo para as crianças possam Responder). Talvez você tenha ajudado a mamãe a guardar a louça, segurou os livros para a professora, ajudou um coleguinha a se levantar,enfim.Nós nos sentimos muito bem quando ajudamos as pessoas e somos amáveis com elas, não é mesmo? características do fruto espírito santo. A Bíblia está cheinha de exemplos de pessoas que agiram assim, e hoje a tia quer contar para vocês uma historinha muito legal, que mostra atitudes de bondade, vamos ouvir?

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O Fruto do Espírito Santo

O agricultor só colhe os frutinhos daquilo que ele planta. Se plantar videiras, colherádeliciosas uvas, se plantar bananeiras, colherá bananas. O fruto especial que o Espírito Santo produz também é assim.Depende do que nós plantamos com Deus. Se formos obedientes à Sua Palavra e fizermos tudo direitinho, colheremos coisas boas.

Se formos desobedientes ao papai, à mamãe, às autoridades e tivermos sentimentos e atitudes ruins como: raiva, ciúmes dos coleguinhas, falar mentiras, etc., colheremos frutos ruins.
Sabe qual é o fruto que o Espírito Santo produz? ele é bem diferente das frutinhas que comemos. Ele é: amor, alegria, paz, paciência, generosidade,bondade, fifelidade, masidão e domínio próprio. Viram só como eles são especiais!

E só existe uma maneira de produzirmos esse frutos. sabe como? estando grudadinhos no Senhor jesus, Fazendo tudo o que a bíbia nos ensina. Como o pezinho de uva e seus raminhos. Quando um raminho se quebra ele seca, deixa de produzir frutos. Quando nos afastamos de jesus, deixamos de amar, de ter paz, paciência, de sermos generosos, bondosos com as pessoas e passamos a nos irritar facilmente.



Versículo Tema:

"Quem permanece em mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto..."

João 15:5








quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Quem é o Espírito Santo?

Olá vamos começar a fala de uma série de historinhas que falam sobre o fruto do Espírito Santo. Não seguiremos a ordem que aparece em Gálatas 5.22, mas utilizaremos passagens bíblicas e pequenas narrativas em que o comportamento e atitudes dos personagens mostram o fruto do Espírito em suas vidas.
As crianças precisam saber sobre o Espírito Santo na linguagem deles é uma realidade viva, que deve estar presente na vida de todos cristão. Devem saber como Ele atua dentro do coração daqueles que recebem o Senhor Jesus como seu Salvador, gerando neles seu frutos.
"Quem permanece em mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer."


Introdução

Alguns de vocês, provavelmente, já devem ter passado pela situação de sua mãe precisar viajar para um lugar e não poder te levar. Mas apesar de vocês terem ficado muito tristes, não ficaram em casa sozinhos, não é mesmo? com certeza, a mamãe pediu a alguém para ficar com vocês até ela voltar. Isso também aconteceu com os discípulos de jesus quanto Ele disse que iria para o céu e naquele momento não poderia levá-los.
Mas ele prometeu enviar um amigo especial para cuidar deles. E nas historinhas vamos conhecê-Lo. Fiquem bem atentos, à historinhas.

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

Certo dia, Nina chegou da escola dominical com sua mamãe e lhe perguntou:
_ Mamãe, quem é o Espírito Santo?
_ O Espírito Santo, Filhinha, é o próprio Deus, em forma de Espírito. Para que você possa entender melhor, lembre-se da água que nós bebemos. Com ela, a mamãe faz o seu suquinho, para ele ficar bem geladinho, eu coloco aquela agüinha do congelador em forma de cubinhos de gelo . A água também aparece em forma de vapor quando está fervendo na chaleira. Mas mesmo aparecendo em forma diferentes, ela não deixa de ser água. Quando formos morar com Jesus, lá no Céu, entenderemos melhor este segredinho de Deus.

A mamãe explicou para Nina que antes de Jesus morrer na cruz para nos salvar, Ele disse para os seus discípulos que iria voltar para o céu, mas não os deixaria sozinhos, não. Ele prometeu pedir a Deus que enviasse um grande amigo para ficar sempre juntinho deles, em todos os momentos, e para consolá-los quando estivessem tristonhos. Jesus estava falando do espírito Santo. É ele que nos ajuda em todos os momentos e nos faz produzir frutinhos especiais. A Nina também aprendeu os nomes que a bíblia usa para representar o Espírito Santo, que são: Espírito do Senhor, Conselheiro, Consolador, Espírito da Verdade, espírito de Deus, espírito de Cristo. Às vezes, Ele também e representado por símbolos como Pomba, Óleo para Unção, Fogo, Água e vento.

Versículo tema: "...Ele vos dará outro consolador;para estar sempre com vocês."
( João 14.16)